top of page

O que é e como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Atualizado: 20 de jul. de 2023


Como funciona a energia fotovoltaica
Energia Solar Fotovoltaica - Paulisol

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.


Este tipo de energia usa-se para alimentar residências (casas), estabelecimentos comerciais, indústrias, regiões agrícolas, carros elétricos, entre outros.

Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos, garantindo maior segurança, economia, durabilidade e eficiência.



Com funciona o sistema fotovoltaico?


Primeiro, a luz solar atinge um painel solar no telhado. Os painéis convertem a energia em corrente contínua, que flui para um inversor.


O inversor converte a eletricidade de CC para CA e, caso exista consumo no momento, ele irá enviá-la ao quadro de distribuição.


Se não houver consumo, então, ele irá injetar essa energia na rede da distribuidora.


Quando não houver geração, então, ele pega a energia da rede e envia para o quadro de distribuição.

Sistema Fotovoltaico

Através do sistema On-Grid, conectado à rede elétrica comum, será lançado à distribuidora a energia elétrica excedente. O sistema on-grid precisa dos seguintes equipamentos para funcionamento: painéis fotovoltaicos, que farão a captação da luz do sol, inversor, que converte a corrente contínua em corrente alternada e um relógio bidirecional, que mede o que você consome da rede, e mede o que você produz, que tanto traz energia da rede comum quanto lança energia na mesma cabos e conectores.

Mas o que acontece com a energia que eu gerei e injetei na distribuidora?


A energia excedente será emprestada para a distribuidora que por sua vez irá ressarcir o consumidor através de créditos energéticos (Resolução normativa 482 de 2012).

Agora que você conheceu um pouco mais sobre energia solar fotovoltaica, que tal economizar até 95% na sua conta de luz?



46 visualizações0 comentário

Não fique a mercê de tarifas abusivas das companhias elétricas, economize utilizando energia limpa e renovável!

Fale conosco pelo whatsapp
bottom of page